quinta-feira, 20 de setembro de 2012

A moda além da futilidade

  Apesar de ser classificada como futilidade por aqueles que não entendem muito sobre o assunto, a moda tem as suas facetas e vai além de decidir o que vestir ao acordar. 

 Com certeza tem o seu lado fútil, em que dita as tendências, as regras e há quem as siga a risca, sem sequer questionar. Há quem siga tendências de forma racional, sem deixar o próprio estilo de lado e se tornar uma vítima do mercado. Porém há quem não saiba diferenciar estilo e tendência e se torna um bibelô das grifes. As capas das revistas e as vitrines das lojas são sempre chamativas. As propagandas apelam para as cores, imagens, situações com amigos, família, pessoas sempre bonitas, antenadas e divertidas. Instigam o consumo como se você fosse fazer parte daquele mundo instantaneamente.

É possível gostar das tendências, manter seu estilo e saber tirar proveito do mundo da moda sem ser uma vitima. Esse mundo está crescendo cada vez mais, ganhando espaço, as grandes grifes e revistas de moda do mundo estão aproveitando para divulgar seus nomes em grandes eventos. 

 Outros eventos estão ganhando o público, o caso de um deles é o Fashion’s Night Out (FNO) que começou em 2009 em Nova York e já acontece no Rio de Janeiro, São Paulo e em outras capitais pelo mundo afora. Criado por Anna Wintour, redatora-chefe da revista Vogue America. 

 Quando se trata dos desfiles, a moda é seletiva, pois só entra se você for convidado, até mesmo os jornalistas são convidados. Porém, as pessoas envolvidas estão buscando fazer com que o assunto seja mais abrangente. Mais eventos têm sido abertos ao público. Há alguns meses aconteceu o Nails Fashion Week, um evento de moda voltado para esmaltes, mercado que tem crescido bastante.

 Falar sobre moda não é falar sobre as pessoas, é muito além do luxo que o mercado tenta impor. Ela carrega todo um código, uma linguagem própria. É possível distinguir pessoas de acordo com suas vestimentas. E não, não é preciso ter dinheiro para estar bem vestido, é preciso apenas bom gosto.

2 comentários:

  1. dez pra você! é issso aí... lembra, lembra? felicidade é saber que 1 + 1 pode levar anos pra ser 2, 3... saber que houve diálogo, mesmo desapercebido! vivaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir